| Neste artigo tem-se por objetivo divulgar alguns dos principais resultados obtidos em pesquisa sobre o Plano de Atendimento à Saúde (PAS) implementado no município de São Paulo pela Prefeitura Municipal, durante a gestão de 1993 a 1996, e que implica uma nova forma de gestão dos serviços estatais de saúde. Para tanto, foram analisados documentos jurídicos, notícias dos principais periódicos da cidade e da imprensa oficial, fonte de dados da própria Secretaria Municipal de Saúde, assim como realizadas entrevistas com secretários de saúde, usuários e profissionais ocupando cargo de direção nas cooperativas. A principal conclusão inferida é que com o PAS – forma compartilhada de gestão que tem como modelo as cooperativas de trabalho – existe maior autonomia do gestor dos serviços, sobretudo com relação à aplicação dos recursos financeiros e aos recursos humanos, verificando-se aumento da produtividade. Por outro lado, a forma como foi implementado faz com que, na prática, as cooperativas atuem como empresas privadas, introduzindo a racionalidade privada no interior da esfera pública.
|